Como usar “ça”?

Ça” é uma pequena palavra que você vai usar muito ao falar francês portanto você que aprende francês aqui pelo nosso site, seja bem-vindo a mais uma dica do Francês Fluente.

Em francês temos os pronomes demonstrativos “ceci” e “cela“. “Ceci” demonstra algo que está próximo da pessoa que fala, “isso” ou “isto” em português. “Cela” demonstra algo que está mais afastado, “aquilo” em português. Ambos podem ser substituídos por “ça“.

Além do uso comum de um pronome demonstrativo, nós também usamos o “ça” em francês como o sujeito de um verbo, assim quando você pergunta: “Como vai?” nós dizemos “Comment ça va?”.

É interessante notar que na língua francesa só se usa um verbo sem sujeito se for no imperativo. Em todos os outros casos, haverá sempre a figura de um sujeito, e é aí que entra o “ça“. Nos casos em que você não usa sujeito em português – já que o francês exige um sujeito – o “ça” pode fazer esse papel. Por exemplo: “Agradou-me te conhecer”, em francês você dirá: “ça m’a fait plaisir de te connaître”.

Vamos ver mais exemplos com os dois usos explicados acima. Reconheça cada um deles.

Qu'est-ce que c'est ça?
O que é isso?
Ça me plaît de te parler en français.
Agrada-me falar francês com você.
Regarde ça ! On dirait une soucoupe volante.
Olha aquilo! Parece um disco voador.
Je voudrais acheter une nouvelle voiture, mais ça n'est pas possible pour l'instant.
Gostaria de comprar um novo carro, mas isso não é possível por enquanto.
Prends bien soin de ce sac, ça m'a coûté la peau des fesses.
Tome bastante cuidado com essa bolsa, custou-me os olhos da cara.
Ça se voit que tu n'as pas besoin de travailler.
Dá para ver que você não precisa trabalhar.

Cadastre-se para receber o Resumão de Francês com novos conteúdos como este todas as semanas

Alternative Text
Catherine Henry é francesa de nascimento e de cultura. Ela é professora colaboradora do Método Francês Fluente. Além de dar assistência ao Professor Jérôme Guinet, Catherine escreve os conteúdos do site procurando trazer assuntos variados e interessantes que podem servir de complemento para quem está estudando francês.

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem agora:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE-SE NO CURSO GRATUITO

Ao se cadastrar você receberá inteiramente grátis o nosso curso de francês por e-mail. Comece agora mesmo a estudar francês de verdade!
>