O que significa “voir midi à sa porte”?

Essa expressão francesa quer dizer julgar algo ou uma situação segundo seu próprio ponto de vista, ou seja ter sua própria opinião. E literalmente significa ver meio dia à sua porta. Mas de onde vem essa expressão? Antigamente, no interior da França, quando ainda não existiam os relógios, era costume colocar um quadrante solar na porta de entrada das casas e quando o sol incidia nele podia-se ter uma ideia aproximada da hora. Assim, quando o sol estava a pino, o quadrante solar indicava que era meio dia. A depender da localização da casa e do quadrante, cada um via meio dia em momentos diferentes. A metáfora apareceu naturalmente.

 

Vamos ver exemplos dessa expressão?

 

Ça ne sert à rien de discuter. Chacun voit midi à sa porte.

Não adianta discutir. Cada um tem sua própria opinião.

Je lui ai demandé de ne pas contredire tout le temps les personnes. Mais il voit midi à sa porte et ce que les autres pensent ne compte pas pour lui.

Eu pedi para que ele não contradiga os outros o tempo todo. Mas ele tem sua própria opinião sobre tudo e o que os outros pensam não conta para ele.

Lá, tu vois midi à ta porte ! Il faut considérer le point de vue des autres aussi.

Você só está vendo seu próprio lado ! É preciso considerar o ponto de vista dos outros também.

Les gens ne l´aimaient pas beaucoup. Il ne voyait midi qu´à sa porte.

As pessoas não gostavam muito dele. Ele só considerava suas próprias opiniões.

Les discussions politiques me fatiguent car chacun voit midi à sa porte.

As discussões políticas me cansam pois cada um tem sua própria opinião.

Cadastre-se para receber o Resumão de Francês com novos conteúdos como este todas as semanas

Alternative Text
Catherine Henry é francesa de nascimento e de cultura. Ela é professora colaboradora do Método Francês Fluente. Além de dar assistência ao Professor Jérôme Guinet, Catherine escreve os conteúdos do site procurando trazer assuntos variados e interessantes que podem servir de complemento para quem está estudando francês.

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem agora:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE-SE NO CURSO GRATUITO

Ao se cadastrar você receberá inteiramente grátis o nosso curso de francês por e-mail. Comece agora mesmo a estudar francês de verdade!
>