Os acentos em francês

Nesse artigo, vamos ver uma grande dificuldade de alunos que estão aprendendo francês: os acentos em francês. A primeira coisa que você precisa saber para aprender a ler e a escrever melhor em francês, é que, se em português a acentuação existe também para marcar as sílabas tônicas das palavras, em francês os acentos não tem essa função mas modificam a pronúncia. Ou seja, você não pode saber ler bem em francês se você não domina a acentuação francesa.
Para você que está estudando francês online aqui no site, a boa notícia é que nesse artigo você vai aprender definitivamente como pronunciar os acentos em francês.
Em francês, há 4 tipos de acentos: o agudo, o grave, o circunflexo e o trema.

O acento agudo só existe sobre o E e se pronuncia como nas palavras:

l’été (o verão), le café (o café), la probabilité (a probabilidade).

Ele modifica a pronuncia do E sem acento que é o “do biquinho”. Preste atenção quando ele aparecer num texto em francês, coisa que acontece muito, o É se pronuncia em francês como o E sem acento em português.

O acento grave existe sobre o E, para mudar o som para mais aberto que o acento agudo, e também existe sobre o A e o sobre o U mas, no caso dessas vogais, esses acentos só funcionam para assinalar que aquela palavra tem outro sentido, como no OU que sem acento significa alternativa e OÙ que com acento grave significa localidade, e no A para diferenciar o A que é a conjugação do verbo avoir na terceira pessoa do singular, da preposição À. Por exemplo, na frase “Il a réservé une chambre à l’hotel”, não há diferença de pronuncia entre os dois A, mas sim de sentido.

O E com o acento grave se pronuncia em francês como o E com acento agudo no português. Por exemplo:

après (depois), bière (cerveja), la crème (o creme)

O acento circunflexo existe sobre as vogais A E I O e U. No caso do Ê, esse acento é pronunciado como o È em francês. Nos outros casos ele não faz variar a pronúncia da vogal.

la fête (a festa), la fenêtre (a janela), la tête (a cabeça)

No caso das outras vogais, o acento circunflexo não faz variar a pronuncia.

E, por último, o trema que existe sobre o I e o U e que assinala que você tem que pronunciar a vogal sobre a qual o trema está. Por exemplo:

ambigüe (ambíguo), cocaïne (cocaína), maïs (milho).

Agora que você aprendeu a acentuação em francês, treine a pronuncia com as palavras abaixo.

L'été
O verão
Le café
O café
La probabilité
A probabilidade
Après
Depois
Bière
Cerveja
La crème
O creme
La fête
A festa
La fenêtre
A janela
La tête
A cabeça
Ambigüe
Ambíguo
Cocaïne
Cocaína
Maïs
Milho

Cadastre-se para receber o Resumão de Francês com novos conteúdos como este todas as semanas

Alternative Text
Catherine Henry é francesa de nascimento e de cultura. Ela é professora colaboradora do Método Francês Fluente. Além de dar assistência ao Professor Jérôme Guinet, Catherine escreve os conteúdos do site procurando trazer assuntos variados e interessantes que podem servir de complemento para quem está estudando francês.

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem agora:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE-SE NO CURSO GRATUITO

Ao se cadastrar você receberá inteiramente grátis o nosso curso de francês por e-mail. Comece agora mesmo a estudar francês de verdade!
>