Pronomes possessivos

Em francês, para significar que algo pertence a alguém ou a alguma coisa, temos os adjectifs possessifs: mon, ton, son, notre, votre, leur – no masculino – ma, ta, sa, notre, votre, leur – no feminino – e mes, tes, ses, nos, vos, leurs – no plural de ambos os gêneros.

Ocorre de usarmos um adjectif possessif masculino para uma palavra que é feminina no caso desta começar com uma vogal. Por exemplo, mon école, onde une école é feminino. Ao falar, faça sempre a ligação fonética – monécol -, afinal essa é a razão pela qual o idioma incorporou esse “erro” gramatical, a de soar bem aos ouvidos.

E temos os pronoms possessifs: le mien, le tien, le sien, le nôtre, le vôtre, le leur – no masculino – la mienne, la tienne, la sienne, la nôtre, la vôtre, la leur – no feminino – e no plural – atenção – eles variam segundo o gênero. Les miens, les tiens, les siens, les nôtres, les vôtres, les leurs – no masculino e les miennes, les tiennes, les siennes, les nôtres, les vôtres, les leurs – no feminino.

Na língua de Camões, o possessivo da terceira pessoa do plural é igual ao da terceira do singular. Sua escola, tanto pode ser a escola dele, dela, ou deles ou delas. A compreensão virá do contexto. Em francês, temos o leur(s). Leur école é a escola deles (as).

Além disso, usa-se, em português, o mesmo meu ou minha, que seja usado em minha casa, ou a minha. Em francês é diferente: ma maison, la mienne.

Entendido isso, vamos aos exemplos e lembre de repetir as frases com seu Anki, assim e só assim o padrão dos possessivos em francês entrará em sua memória e se tornará conhecimento.

Mon sac é un vrai Chanel. Le tien est un faux.
Minha bolsa é uma Chanel verdadeira, a tua é falsa.
Ils ont gardé leurs valises à l'hotel.
Eles guardaram suas bagagens no hotel.
Mes fleurs sont belles. Les siennes aussi.
Minhas flores são belas. As dela (e) também.
Vos amis sont sympas. Les leurs le sont moins.
Vossos amigos são simpáticos. Os deles, menos.
Il avait de bons souvenirs de sa soeur. Moi, je n'en avais aucun de la mienne.
Ele tinha boas lembranças de sua irmã. Eu não tinha nenhuma da minha.
Mon alimentation est saine. Pas la vôtre.
Minha alimentação é saudável. A vossa não.

Cadastre-se para receber o Resumão de Francês com novos conteúdos como este todas as semanas

Alternative Text
Catherine Henry é francesa de nascimento e de cultura. Ela é professora colaboradora do Método Francês Fluente. Além de dar assistência ao Professor Jérôme Guinet, Catherine escreve os conteúdos do site procurando trazer assuntos variados e interessantes que podem servir de complemento para quem está estudando francês.

FALE CONOSCO

Envie uma mensagem agora:

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

CADASTRE-SE NO CURSO GRATUITO

Ao se cadastrar você receberá inteiramente grátis o nosso curso de francês por e-mail. Comece agora mesmo a estudar francês de verdade!
>